No passado dia 26 de Novembro, os alunos do 11° ano da EBS Amélia Rey Colaço foram ao Centro Cultural Franciscano para assistir à peça teatral Frei Luís de Sousa, baseada na obra literária de mesmo nome, de Almeida Garrett.
O drama, dividido em três atos, narra a vida de Manuel de Sousa Coutinho e sua esposa, D. Madalena de Vilhena, pais de Maria de Noronha, uma jovem ingénua que sofre de tuberculose. A história também envolve Telmo Pais, o aio leal à família, mas ainda fiel a D. João, primeiro marido de D. Madalena, que havia desaparecido há 21 anos, na guerra de Alcácer Quibir, juntamente com El-rei D. Sebastião.
A fim de evitar abrigar os governadores castelhanos, Manuel de Sousa Coutinho incendeia o seu próprio palácio, e sem lugar para ficar, a família vai para o antigo palácio de D. João, o que deixa D. Madalena aterrada, por não querer viver na casa onde morou com o seu primeiro marido. Certa noite, acompanhada apenas pelo cunhado, Frei Jorge, Madalena recebe no Palácio um romeiro que lhe dá uma mensagem devastadora: D. João está vivo! Isto significa que o seu casamento com o seu verdadeiro amor, Manuel de Sousa Coutinho, será anulado, e sua filha, Maria, será considerada ilegítima.
A peça encerra com a separação do casal e a sua morte para o mundo, após entrarem para diferentes conventos, e com a morte física de Maria, devido à sua doença e à separação de seus pais, que não compreende nem aceita.
Com duração de 60 minutos, a peça conseguiu prender a atenção dos presentes do início ao fim. Os atores foram brilhantes ao transmitir as emoções das personagens, criando momentos intensos e deixando os presentes profundamente tocados, em alguns momentos chegando até mesmo a dar arrepios. A performance foi eficaz em envolver a plateia, proporcionando uma experiência cativante aos alunos.
Texto escrito pela aluna Maria Eduarda Nunes, 11.º D,
sob a orientação da professora Luísa Rodrigues