No dia 21 de novembro, algumas turmas do 11º ano (B2, B3 e D), no âmbito das disciplinas de História A e de História e Cultura das Artes, realizaram uma visita de estudo ao Palácio da Ajuda, localizado em Lisboa.
Assim que entrámos no Palácio, embarcámos numa viagem no tempo (século XIX) e no espaço - aos interiores da casa dos nossos últimos monarcas (desde D. Maria Pia e D. Luís a D. Carlos I e D. Amélia). Com eles veio o derradeiro fim do regime monárquico em Portugal, substituído pela instauração do regime republicano no ano de 1910.
Ao mesmo tempo que observávamos notáveis obras de arte, como tapeçarias, mobiliário, esculturas, porcelanas, gravuras, detalhes… éramos envolvidos por estórias, memórias e curiosidades da nossa História que aí foram vivenciadas. As narrativas compartilhadas pela guia do museu fizeram-nos transitar entre dois mundos: o de um passado imaginário e o da realidade contemporânea, ambos entrelaçados por uma mesma linha, a linha do tempo.
Uma das salas do Palácio, conhecida como “sala dos grandes banquetes”, que, no século XIX, foi palco de um rigoroso protocolo e de regras de etiqueta, continua a ser utilizada atualmente para os jantares promovidos pela Presidência da República durante a receção de chefes de estado ou de outras individualidades, sobretudo estrangeiras.
Esta visita proporcionou-nos momentos agradáveis de sociabilização e de interação entre todos, pois, como destacou a aluna do 11º D, Maria Eduarda, “o convívio com os colegas e com os professores fora da sala de aula ainda nos tornou mais amigos”.
Texto escrito pelos alunos das turmas D e B2/3 do 11º ano,
sob a orientação das Professoras Cristina Rigueiro e Graça Almeida