O nosso Jornal escolar foi nomeado para o «UNESCO ICT in Education Prize»


O jornal escolar do Agrupamento de Escolas de Santa Catarina, "O Catarino", é um dos nomeados para o UNESCO ICT in Education Prize.

O Prémio UNESCO Rei Hamad Bin Isa Al-Khalifa para a Utilização das TIC na Educação reconhece abordagens inovadoras na utilização de novas tecnologias para expandir as oportunidades de educação e aprendizagem ao longo da vida para todos, em consonância com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e o seu Objetivo 4 sobre educação.

Estabelecido em 2005, com o apoio do Reino do Bahrein, o Prémio recompensa indivíduos e organizações que implementam projetos exemplares e promovem o uso criativo de tecnologias para melhorar a aprendizagem, o ensino e o desempenho educacional global na era digital.

Um júri internacional seleciona anualmente os dois melhores projetos, sendo que cada vencedor do prémio recebe 25.000 dólares, uma medalha e um diploma durante uma cerimónia na Sede da UNESCO em Paris.

Todos os anos, o Prémio tem um tema específico que, embora alinhado com o mandato e os valores da UNESCO, defende o uso responsável e ético das tecnologias de informação e comunicação.

A candidatura do nosso jornal escolar foi, uma vez mais, apoiada pelo Professor universitário Amadeu Santos, licenciado em Artes Plásticas pela Escola Superior de Belas-Artes do Porto e estudioso de assuntos da arte e da cultura em geral, com especial destaque para a área dos jornais escolares e dos media. O Professor Amadeu Santos possui uma longa experiência enquanto docente e investigador da Universidade do Minho, bem como no papel de palestrante em colóquios e conferências um pouco por todo o mundo. Antes de se dedicar ao ensino, trabalhou na comunicação social enquanto jornalista, ampliando capacidades de comunicação oral e escrita que aplica como docente e formador.

Referir, por fim, que este novo reconhecimento só foi possível, em primeiro lugar, devido à total confiança e ao incondicional apoio que nos foi dado desde o início pela Direção do Agrupamento de Escolas de Santa Catarina e, igualmente, pela fundamental colaboração da comunidade educativa - os nossos professores e os nossos alunos têm sido a verdadeira chave deste sucesso. Sem eles, nada disto seria possível.

O nosso profundo agradecimento a Tod@s!

 

 

A equipa do Jornal escolar