Visita de estudo ao Museu Nacional dos Coches


No dia 21 de novembro, as turmas B2, B3 e D do 11º ano, no âmbito da disciplina de História A e História da Cultura e das Artes, realizaram uma visita de estudo ao Museu Nacional dos Coches, em Lisboa.

O Museu Nacional dos Coches tem uma coleção única no mundo de viaturas de gala e de passeio dos séculos XVI a XIX.

Na entrada ficámos a conhecer o coche mais antigo do museu (séc. XVI-XVII), o guia descreveu as suas características técnicas e curiosidades da época.

Este coche - patente na fotografia que inicia esta notícia - foi utilizado pelo rei D. Filipe II (III de Espanha) em 1619, na sua visita a Portugal.

Foi perante o Coche dos Oceanos, um dos nossos “tesouros nacionais”, que fez parte, em 1716, da embaixada enviada por D. João V ao papa Clemente XI, em Roma, que os alunos entenderam a grandeza, o esplendor e a magnificência do Barroco Português.

Vimos, também, viaturas utilizadas em cortejos de gala e outras ligadas à arte da cavalaria, aos jogos equestres, aos serviços públicos e o primeiro automóvel que chegou a Portugal em 1895.

O espanto tomou conta de nós pela diversidade e grandiosidade da coleção. Foi possível compreender a evolução técnica e artística dos meios de transporte de tração animal, utilizados em Portugal e pelas cortes europeias até ao aparecimento do automóvel.

 

 

Professoras Cristina Rigueiro e Graça Almeida


                                                                                   Coche dos Oceanos (Século XVIII -1716)                                           PANHARD & LEVASSOR de 1895