Ao longo deste mês de novembro, a Biblioteca Escolar da Zarco transformou-se num verdadeiro palco de criatividade e aprendizagem, dedicando-se à celebração dos Direitos da Criança. Os alunos participaram num conjunto diversificado de atividades pensadas para educar, inspirar e promover a reflexão sobre este tema tão importante.
A programação incluiu momentos de escuta atenta, em que os alunos ouviram histórias relacionadas com os seus direitos, explorando valores como a igualdade, o respeito, direito à educação, à saúde, à proteção. Colocaram, depois, a imaginação em prática e criaram desenhos ilustrativos sobre os direitos da criança, em que expressaram a sua visão de forma colorida e criativa.
Outro destaque foi o envolvimento dos alunos na produção de marcadores de livros que realizaram com entusiasmo.
Os "livros surpresa" da biblioteca também receberam um toque especial, com ilustrações e mensagens deixadas pelas crianças, adicionando magia às obras.
A diversão não parou por aí! No Espaço Lego, as crianças puderam construir livremente, dando asas à sua imaginação, combinando aprendizagem e diversão.
Os Jogos digitais sobre os Direitos da Criança também foram um grande sucesso, trazendo assim a vertente interativa ao mês temático.
O placard da biblioteca, carinhosamente chamado de Biblio Direitos, foi decorado com contribuições dos alunos, resultando numa linda coleção de desenhos e ilustrações, que celebraram a importância dos direitos da criança.
Por fim, o Biblio Jornal de Parede continuou a receber notícias que os alunos, cada vez mais empenhados, foram escrevendo ao longo do mês.
O mês de novembro foi uma verdadeira celebração da criatividade, da participação e do conhecimento, mostrando como a Biblioteca Escolar da Zarco continua dinâmica, construtiva e envolvente.
Professora Vera Vieira