Recebemos hoje, na EBS Amélia Rey Colaço, a 1ª data da 2ª edição do Dia da Democracia, uma iniciativa da Juventude Socialista de Oeiras, da Juventude Social Democrata de Oeiras e da Juventude de Oeiras. Este evento contou com o apoio da associação SEDES (Associação para o Desenvolvimento Económico e Social) e da Câmara Municipal de Oeiras, tendo como tema principal as eleições autárquicas.
A sessão abriu por volta das 9:15 com a intervenção de Hernâni Pinho, diretor do Agrupamento de Escolas de Santa Catarina, o qual frisou que esta era uma oportunidade única para os jovens perceberem mais sobre o tema. Seguiu-se, até as 10:45, uma aula sobre democracia lecionada pelo Dr. Nuno Carrapatoso (coordenador da academia SEDES) e pelo Dr. João Miguel Tavares (comentador político).
Um pouco mais tarde, pelas 11:20, o programa foi retomado com a participação dos alunos num Quizz sobre política externa e interna promovido pela Dr. Why, sendo que o prémio foi uma viagem para o grupo vencedor às instalações da Comissão Europeia em Bruxelas. Os elementos do supracitado grupo são: Gonçalo Jesus, Francisco Rafael, João Peixoto e Eduardo Matias, do 12° D.
Por fim, os alunos tiveram a oportunidade de participar num debate com jovens políticos representantes das forças políticas com assento na assembleia municipal, onde os principais temas abordados passaram pela segurança no município, pelo atraso nos transportes públicos e, ainda, pelos recentes acontecimentos em alguns bairros a propósito da morte de Odair Moniz.
Os alunos tiveram, igualmente, a oportunidade de participar em jogos no átrio da escola (onde se habilitavam a ganhar bilhetes para o NOS Alive, bilhetes para a piscina oceânica, etc.) e de conhecer melhor as ideologias e os seus representantes nas bancas dos partidos que se encontravam na biblioteca escolar.
Tal como no ano passado, a iniciativa foi um sucesso e mostrou-se, mais uma vez, aos organizadores que os alunos se preocupam com política e que gostam de participar em projetos deste tipo.
Texto escrito pelo aluno Miguel Monteiro