No passado dia 17 de outubro, o Agrupamento de Escolas de Santa Catarina realizou uma importante atividade de formação em Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa (SBV-DAE), destinada a professores e funcionários. Esta formação, ministrada pelo INEM, focou-se nas competências técnicas essenciais para a realização de manobras de reanimação cardiorrespiratória de alta qualidade.
O curso de SBV-DAE é reconhecido pela sua abordagem inovadora, destacando a importância do suporte básico de vida e a utilização segura de um desfibrilhador automático externo. A formação baseou-se em casos clínicos simulados, incentivando a participação ativa dos formandos e permitindo o treino individualizado de todas as técnicas que aumentem as hipóteses de sobrevivência das vítimas.
Os principais objetivos da formação incluíram:
- Domínio do SBV: Capacidade de executar compressões torácicas de alta qualidade.
- Cadeia de Sobrevivência: Compreensão e aplicação dos passos críticos para aumentar as hipóteses de sobrevivência em situações de emergência.
- Uso de DAE: Utilização segura e eficaz do desfibrilhador automático externo.
Os conteúdos programáticos abordados foram: a cadeia de sobrevivência, o algoritmo de SBV no adulto, a posição lateral de segurança; a desobstrução de via aérea no adulto; a desfibrilhação automática externa e o algoritmo de SBV-DAE no adulto.
Esta formação foi uma excelente oportunidade para capacitar os participantes com conhecimentos e competências que podem salvar vidas. Os conhecimentos adquiridos vão ser replicados junto da comunidade escolar de modo a reforçar a segurança e preparação da nossa comunidade escolar, aumentando assim as hipóteses de sobrevivência em situações de emergência.
Professor Carlos Modesto