Teve lugar na nossa escola sede do Agrupamento, no passado dia 19 de setembro, a sessão de esclarecimento do mais recente projecto da Câmara Municipal de Oeiras (CMO) para os jovens, a COP Oeiras Valley, um projecto apartidário de sensibilização para as alterações climáticas. Este é um projecto realizado frequentemente em estabelecimentos de ensino superior, sendo a mais recente simulação feita pela Universidade de Coimbra em março de 2024, mas que, pela primeira vez, é levado pela UNA Portugal para a rede pública de escolas secundárias.
A sessão começou por volta das 11:30, com a presença dos alunos de todas as turmas de 12ºano, e com a apresentação dos presentes por parte de Eduardo Alexandre (membro da equipa do projeto da CMO) e continuou com a intervenção de Joana Melo Rodrigues, Gestora de projecto UNA Portugal, que explicou os objetivos do projecto (este ano ligado aos oceanos, com o slogan “O papel dos oceanos no clima”), forma de organização dos participantes e sobre os prémios que serão entregues (com especial ênfase para o prémio de excelência/melhor delegação que será uma viagem ao Azerbaijão, à COP, oferecida pela CMO). De seguida, tomou a palavra a vereadora Filipa Laborinho, responsável pelas pastas do desenvolvimento sustentável e alterações climáticas, que partilhou as suas experiências passadas como participante em simulações da COP, quer como delegação (delegação croata) quer como presidente da mesa, onde enfatizou que esta foi uma experiencia única na sua vida, na qual se divertiu bastante, falando de forma nostálgica da relação que estabeleceu com o embaixador croata em Portugal.
A fechar a sessão apelámos à inscrição, agradecemos a oportunidade à CMO e o representante da escola na mesa do evento, Nicolas Vieira (aluno de ciências e tecnologias do 10ºano) e eu, Miguel Monteiro, embaixador da escola no projeto e ex-aluno, reiterámos que esta era uma “oportunidade de ouro” de amplificarmos a nossa voz nesta luta que é de todos nós, a luta contra as alterações climáticas.
Por fim, os alunos puderam ainda aceder ao formulário para inscrição onde escolheram o/os país/países que pretenderam defender e ficaram, ainda, a saber que poderiam contactar com as embaixadas dos respectivos países para assim preparar melhor a simulação que acontecerá no próximo dia 17 de outubro.
Alguns dos objetivos da COP Oeiras Valley são os seguintes:
🔹Escrita - Reforço da capacidade escrita, através da redação de Resoluções que são apresentadas para votação das Delegações.
🔹Investigação - Investigar sobre temas importantes da atualidade internacional, reconhecendo diferentes perspetivas de análise consoante a delegação que representam.
🔹Negociação - O desenvolvimento da capacidade de negociação, tanto numa perspetiva competitiva, como de resolução cooperativa de problemas.
🔹Oratória - Um bom discurso inicial e uma boa comunicação oral são elementos necessários nos diferentes momentos de debate em que os representantes se devem dirigir às várias audiências.
🔹Liderança - A orientação para o consenso e a necessidade de encontrar uma solução aceitável para todos implica um espírito de liderança dos delegados.
Texto escrito pelo aluno Miguel Monteiro